sábado, 12 de março de 2011

CASOS DE DENGUE CHEGA A ASSUSTAR AS AUTORIDADES DE SAUDE DE MOSSORO

O crescente numero de pessoas com sintomas da dengue que diariamente procuram as Unidades de Pronto Atendimento, está tirando sono dos que comandam a vigilância sanitária de Mossoró. Só na unidade do alto de são Manoel foram registrados 103 casos suspeita de dengue no mês de fevereiro.

Só este ano foram notificados e confirmados 4 casos de dengue Hemorrágica.

São 379 casos de dengue clássica notificados, dos quais 289 casos confirmados.

Uma pessoa morreu com suspeita de dengue hemorrágica, o caso esta sendo investigado pelos profissionais de saúde Mossoró.

Foram criados núcleos especiais para atender os casos de suspeita de dengue em todas as unidades de pronto atendimento do município.

Técnicos e autoridades Secretaria de Saúde do Governo do Estado vieram de Natal para uma reunião de emergência nesta quinta-feira 10 de março na sede da II Unidade Regional de Saúde Pública. A Prefeitufa de Mossoró esteve representada pelo gerente de Saúde, Benjamim Bento, e a Câmara pelo vereador Genivan Vale. O encontro consumiu a tarde inteira. O motivo de tanta preocupação? A ameaça cada vez mais séria de um surto de dengue no município.

Os números apresentados durante o encontro justificam a preocupação. Este ano já foram notificados 388 casos de dengue em Mossoró. Desses, existem cerca de dez pacientes em estado grave quatro casos já foram confirmados como sendo da dengue hemorrágica. Para piorar, o índice de infestação predial na cidade (que é o percentual de domicílios com focos do mosquito Aedes Aegypti) é quase cinco vezes maior que o considerado "aceitável" pelo Ministério da Saúde.

Para piorar, ainda não foi desencadeada nenhuma ação contundente pelo Poder Público (em nenhuma esfera) para tentar conter esse avanço da dengue. Não se percebe nem mesmo uma campanha publicitária eficaz sobre o problema na cidade. Um dos objetivos da reunião de ontem foi tentar "acordar" e correr atras do prejuízo.

A coordenadora do vigilância sanitária, diz que a população tem um papel fundamental no combate ao mosquito transmissor.

Vamos fazer a nossa parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário